Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

281


281

O que faço melhor é contemplar
e contemplo mal — o cristal dos meus olhos
está cansado e o sopro matinal
que tanto prazer me deu
desprende-se já do corpo
que julguei meu. Pouco a pouco,
contemplando as árvores e os seus frutos,
as aves e as suas plumas,
aprendi que não há
regresso. Ouço, palpo, não espero
nada. As nuvens navegam
brancas nos rios; as águas alimentam
fauna e flora; o gato,
caçador sentado,
assiste ao encontro adiado
das águas e da sede.
O que faço melhor é contemplar
o paraíso que vai nascendo.

Casimiro de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que...

“... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Excerto de 'De noite'
- Miguel Sousa Tavares
em “Não te deixarei morrer David Crockett"